May 18 - 20, 2023 Goias - Brazil

Maria Antonieta Regral Dutra Award

MARIA ANTONIETA REGRAL DUTRA

doctor and graduated from the Federal University of Goiás

MARIA ANTONIETA REGRAL DUTRA AWARD

Awarded 2023

Clinical Oncologist Titled by AMB; Master in Molecular Oncology; 
Oncologist at the Medical Oncology Clinic; Scientific Director of the Brazilian Association of Palliative Care;
President of the Scientific Council of FEMAMA and Instituto Viver Hoje; Director of the Advanced Center for Supportive Therapy and Integrative Medicine at Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Awarded 2022

É graduada em Medicina pela PUC-RS 1981, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialização na área de mastologia no Guy’s Hospital em Londres. Doutorado na Universidade de Londres e pós-doutorado em genética e câncer de mama na Vanderbilt University nos EUA. Desde 2003 é Chefe do Núcleo da Mama do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Destaca-se como uma ativista em prol dos direitos dos pacientes oncológicos no Brasil desde a década de 1990. Idealizou o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul – IMAMA, fundado há 29 anos, e a FEMAMA que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.

Através de sua participação na FEMAMA como presidente voluntária e fundadora, tomou a iniciativa de promover ações em diversas cidades simultaneamente. Em parceria com ONGs associadas conquistou a aprovação de Leis como por exemplo a Lei dos 60 dias que limita o prazo para início do tratamento pelo SUS.

Maira Caleffi fez parte do board de 2012 a 2018 da União Internacional de Controle do Câncer, sediada em Genebra, na Suíça. Estas conexões trazem para o Brasil experiências, projetos e oportunidades em relação ao cenário do câncer.

Destas, podemos destacar o City Cancer Chalenger , uma metodologia aplicada em várias cidades do mundo, que trouxe para Porto Alegre, a oportunidade de participar de um processo para identificar, projetar e desenvolver soluções sustentáveis para o tratamento do câncer, e que respondam às necessidades da cidade, com estratégias definidas em melhorar o diagnóstico precoce do câncer e reduzir a inequidade do acesso. Para dar continuidade ao projeto das cidades, foi fundado o Instituto de Governança e Controle do Câncer, do qual Maira é presidente do Conselho em fevereiro de 2022.